segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Facebook dia 23/01/2023 Extermínio anunciado

            

Se não falar daquilo que tem atravessado a minha garganta não suportarei a angústia e o sufocamento. 

Preciso falar para não sucumbir. 

Nos últimos seis anos temos convivido com o avesso das condições humanizantes no Brasil e em tantos outros lugares do planeta. Guerras, miséria, fome, concentração de renda pela minoria, descaso dos governantes, políticas que  acobertam e promovem crimes de suas minorias, um verdadeiro holocausto a céu aberto patrocinado pela extrema direita do mundo. O capital. Ah, o capital!

Acompanhamos os terrores infligidos à nação brasileira iniciados logo após o golpe de 2016 e durante os quatro anos do último governo. - Obviamente que uma mulher presidenta era demais para cabeças criadas num sistema patriarcal - 

"Aqui no Brasil não!", teriam gritados os machões sem culhões para o exercício republicano. Sentimos ódio quando da descabida defesa do medicamento "ivermectina" para uma doença - Covid 19 - cujos efeitos terapêuticos não foram comprovados, ao contrário dos efeitos adversos conhecidamente descritos e comprovados. O mundo assistiu estarrecido as mortes por falta de Oxigênio das pessoas contaminadas pelo Coronavírus em Manaus enquanto aquele que deveria cuidar e amparar os doentes e seus familiares fazia bocas e caretas num deboche aos sinais angustiantes diante da morte pela falta de ar. 

Não quero relembrar as atrocidades cometidas por todo o clã Bolsonaro e seus adeptos nestes últimos quatro anos. - Aqui, lamento profundamente que alguns colegas médicos apoiaram e ainda defendem tal governo com as mais estapafúrdias argumentações - Nós médicos e demais profissionais de saúde jamais poderíamos estar do lado daqueles que promovem a morte. Estudamos, uma grande maioria, em universidades públicas pagas com dinheiro da população e nosso dever, além do compromisso hipocrático em defender a vida, seria devolver os recursos ao povo em forma de reconhecimento e gratidão. Não é o que temos visto.

Não quero remoer todos os sentimentos vividos nestes tempos de governo necrófilo, entretanto, as cenas dos índios Yanomamis morrendo por doenças que foram planejadas e plantadas por todos os mecanismos possíveis de perversidade, são cruéis por demais. A história recente e os documentários estadunidenses nos mostram como o governo exterminou a população indígena originária no oeste daquele imenso país. "Nossos governantes" copiaram direitinho a lição e executaram a tarefa.  

Pois bem, exigimos que todos os culpados pelo extermínio dos povos YANOMAMIS sejam severamente punidos conforme ditam as leis para genocidas.

E tenho dito. 

23/01/2023 


3 comentários:

  1. Quando a gente acha que começou a estancar os danos, descobrimos outro genocídio ainda mais invisibilizado que o anterior.

    ResponderExcluir
  2. CERTÍSSIMA D. ZARINHA!!

    ResponderExcluir