terça-feira, 2 de maio de 2023

Crônica: Aos pés da liberdade

 

                                         

Desta vez escolheram a cidade De Tiradentes. Foi uma escolha vencida numa votação entre poucos iguais. É sabido sobre os pensamentos libertários daquele que sugeriu tal cidade. E a cidade recebeu a todos com generosas pitadas de mineiridade.

Aos poucos foram chegando os colegas sexagenários. Tinham brilhos intensos nos olhos. Algumas gotas d’água, notadas às vezes, tornavam-os ainda mais brilhantes. Tinham abraços fartos; tinham risos quase infantis e desejos. Certamente tinham desejos de voltar àqueles tempos de ontem. Ali, irmanados pelo convívio na faculdade de medicina durante tempos sombrios, éramos crianças de novo. Brincamos nas ruas. Tropeçamos nas pedras e passeios desajeitados assim como desajeitados estávamos todos nós. Ali só havia lugar para uma elegância. A elegância das rugas enfeitando o rosto de cada um, a elegância dos cabelos brancos, mesmo aqueles escondidos sob as cores extravagantes nas “meninas”. A elegância do respeito às diferenças. Ali éramos nós, enodados pelas histórias comuns, ávidos pelas lembranças dos desvarios de alguns.

Ali, a liberdade respirava em nós.

Aos pés da Serra de São José Operário, neste dia do trabalho, ali, estávamos nós, trabalhadores médicos; médicos de um tempo em que se fazia da medicina a arte de humanidade. E as histórias contadas corroboravam com o juramento da medicina hipocrática.

Mas ali não estávamos doutores. Estávamos tão só crianças brincando de contar histórias, alucinadas com os coloridos estampados pelos comércios locais, famintas pelos cafés da manhã seguinte. E como crianças, escondidas de nós mesmos na calada da noite, bebemos vinho sob a proteção das estrelas e de uma tímida lua crescente.

Devo confessar que não queria dormir. O tempo pedia, a todo instante, um afago no ombro, uma palavra bem lembrada, um abraço, um sorriso, até mesmo um silêncio se fazia companheiro.

Em Bichinhos, mais uma vez, a história dos sonhos de liberdade dos inconfidentes nos foi contada na resposta dada sobre esse nome incomum. E algumas inconfidências estavam ensurdecedoras dentro de nós. Mas essas, eu juro, que não contarei.





                                                                 Nossa Senhora do O

                                                               Pousada do O


                                                       Estrada de Tiradentes a Bichinhos

Um comentário: