sábado, 26 de outubro de 2019

Crônica: Os flamboyants das Retas 1 e 2 da cidade de Mário Campos (MG)









Numa manhã desta semana, enquanto ainda tomava meu café, meus olhos foram coloridos pelas flores rosas do ipê à entrada da minha casa/chalé. É a primeira florada de um dos três pés de ipê que plantei na terrinha logo que cheguei aqui há pouco mais de dez anos. Já havia pés de ipê amarelos cascudos, como aqueles do cerrado mineiro. (Numa tarde de intensa ventania, o "pai de todos" voou pelos ares. O tronco principal foi partido ao meio, mas manteve fixo à terra. Hoje ele está coberto pelas raízes aéreas da pitaia.) 

Plantei também um ipê branco, outro roxo e um cedro. Ainda não floriram embora caminhem para uma primeira floração. Fico esperando.

Na época vários fatores me levaram a morar nesta região. Alguns  deles foram o relevo da região, o Rio Paraopeba e as flores margeando a estrada. 

Mas não foi para falar da floração do meu ipê rosa que estou cá a escrever. Quero falar de outras flores que colorem meus olhos na estrada que liga Mário Campos a Brumadinho. 

Quem transita por aqui não pode deixar de admirar os coloridos escandalosos dos vários flamboyants, à direita em sentido a Brumadinho/Inhotim, das Retas 1 e 2, nomes que os máriocampenses carinhosamente deram a esses dois trechos da estrada, ainda dentro do município. Nesta época do ano suas flores misturam o amarelo ouro ao vermelho vigoroso e alaranjado formando imensos cachos densos contrastando com o verde vivo brilhante de suas folhas.  Sem falar que toda a cidade, na primavera, é um canteiro de flores. E tem árvores florindo em todas as estações do ano.

Convoco os olhos dos motoristas e demais viajantes a se extasiarem com os coloridos destas flores ao transitarem por aqui. E convoco os moradores de Mário Campos e órgãos públicos competentes a transformarem estes majestosos flamboyants em Patrimônio Material de Mário Campos.

Aproveito para agradecer ao município que tão bem me acolheu em suas terras.

                    
    26 de outubro, manhã de sábado/Funil/ Mário Campos


(*) O flamboyant é uma árvore de copa abundante e irregular que costuma exibir suas exuberantes flores de forma vigorosa na época do verão. Não tem como passar por essa árvore sem admirá-la, pois, além de bela é radiante com suas flores vermelhas levantando qualquer astral! Esta árvore é considerada uma das mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. É muito frondosa, possui tronco forte e um pouco retorcido e sua copa é muito ampla, cuja largura pode ser maior do que a própria altura da árvore.
(https://www,greenme.com.br/comoplantar/6939-arvore-flamboyant)

Um comentário: