segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Conto: UM POBRE HOMEM RICO

               


A Cherokee azul marinho comprada recentemente faria parte dos novos fetiches para a conquista de uma mulher. 

Um primeiro convite já havia sido negado por ela.

- Comer peixe num boteco na periferia?!

Seria demais para ela que nunca arredava pé do seu confortável apartamento no centro da cidade. Uma amiga vinha tentando aproximar os dois. Naquela noite ela percebeu que as cinco convidadas eram belas mulheres. Por um lado, sentiu-se envaidecida por ser uma delas. Por outro lado, percebeu a artimanha. O amigo do marido, patrocinador da festa, iria escolher uma nova namorada.

Ela negou o convite para o tal peixe frito. No depois avaliou que a negativa nem se deu pelo prato na periferia. Na verdade, se deu porque não queria um romance iniciado na exposição de mulheres como se fosse um leilão de vacas holandesas.

Passado algumas semanas a amiga ligou. Contou que ela havia sido a escolhida pelas palavras elogiosas, pela grande amizade e pela alegria demonstrada na noite do aniversário.

Rendeu-se ao tal peixe e se deliciou com a periferia. Um novo convite viria a seguir. Varias ligações durante a madrugada com palavras mudas. Até que parou de atendê-las. 

Um convite para um passeio no tal carro novo e lá se foi ela para uma cidade vizinha.

Olhava furtivamente para o homem atrás do volante. Quantos anos ele teria? A princípio não entendia sua forma de usar as palavras. Parecia que elas vinham truncadas, a serem decifradas. Ele sorria muito. Ela calada, encolhida, desconfiada, olhando para fora do carro. Num dado momento seus olhos fixaram nas mãos que conduziam o veículo fetiche. Duas grandes mãos, cheias de dedos, peludas e gordas. Os anéis quadrados de ouro deslizavam pelos dedos assim como pesadas pulseiras e correntes de ouro chapado. Tudo ali era puro ouro dezoito quilates. “Donde será que vinham tanto ouro?”

- “Mamãe do céu! Não posso nem imaginar essas mãos acariciando meu corpo tão cheio de curvas e tão bem feito. Acuda-me senhor!”

Era ela mais preocupada com o peso das mãos peludas do que preocupada com o peso dos ouros ornando o homem ao seu lado

Arrepiou diante de tal pensamento. Tudo nele era quadrado, concluiu ela depois daquela primeira investida. As mãos, a barriga, a cabeça, a cara, o corte dos cabelos, até seu carro. Quem seria aquele homem? Arriscou algumas perguntas. Respostas truncadas e quadradas.

A pizzaria num charmoso chalé quadrado na cidade aliviou o clima. O jovem garçom veio atender.

-"Marcos, deixa que esse casal eu faço questão de atender." Seria o gerente ou o proprietário, pensou ela.

Pizza escolhida, uma cachacinha "cortesia da casa", cerveja para ele e suco para ela.

A exuberância do lugar, o requinte da casa com pé direito alto, os móveis quadrados, os talheres de prata sem curvas, os pratos quadrados faziam do lugar uma escolha sofisticada bem diferente do boteco com peixe na periferia.

Terminada a pizza regada com poucas palavras dela e muita alegria dele, o gerente, pediu licença e aproximou.

- “Então, gostaram da pizza? Eu mesmo fiz questão de prepara-la para vocês. Afinal não é todo dia que tenho a honra de receber o proprietário desta casa aqui e em tão bela companhia.”

A mulher escutou aquilo. Perguntou se era verdade acerca da casa. Diante de um “sim” displicente continuou com suas indagações. A simplicidade do homem além do estilo bronco dentro do seu quadrado deixavam muitas dúvidas.

Depois dali ele deu sinais de que queria esticar a noite. Ela, ainda traumatizada com as mãos do Shrek, inventou uma desculpa com elegância e firmeza.

O convite para uma viagem à praia deixou-a, ao mesmo tempo, temorosa e desejosa. Aceitou. Saíram na madrugada de um dia qualquer.

Ele demonstrou um exímio motorista. Depois de um almoço numa sofisticada churrascaria à beira da estrada, sugeriu que ela dirigisse. Deu grandes risadas. Elogiou a segurança que ela transmitia conduzindo seu quadro azul marinho.

Ao anoitecer chegaram numa praia quase deserta. Uma casa num luxuoso condomínio aguardava por eles.

- “Fizeram boa viagem doutor?” Era o zelador da casa que aguardava por ele.

Depois de um breve descanso ele preparou um delicioso jantar para dois. Um vinho para ela e cervejas para ele. Riram muito. O tinto executou o milagre. Numa enorme cama quadrada as mãos do Sherek percorreram as não quadradas curvas da mulher.

Foi uma noite inesquecível.

Na manhã seguinte ela se vestiu para o mar. Ele, raivoso de ciúmes, brigou com ela. Não suportou negar sua idade avançada e, no seu quadrado azulão, voltou para a estrada. Deixou-a só. Ela, já apaixonada, chorou no mar. Voltou para a casa aberta pelo zelador e começou a ler “O Senhor dos Anéis”.

Tempos depois soube que ela fora tão só o vértice de um quadrado amoroso. A amiga, cujo marido falido e melhor amigo do Shrek, era amante dos ouros do mesmo. Precisava de outra mulher para não trazer desconfianças ao marido.

Assim se fez o quadrado amoroso dourado.

(20/02/2023, segunda -feira de carnaval)

2 comentários:

  1. Eita lê-lê... tava escrito Cherokee, mas eu li Ecosport.

    ResponderExcluir
  2. Crônica surpreendente, com final inesperado. A vida tem dessas voltas e o texto trata muito bem o assunto.

    ResponderExcluir