quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Conto Infantil: Dudu e o Murundu

Naquela manhã vovó Zarinha acordou com muita saudade do seu netinho. E ela só tem um netinho.

Levantou cedo, lavou o rosto, escovou seus dentes, comeu um pedaço de mamão com mel e tomou café com pão e manteiga. Mas continuou com muita vontade de ver o menino.

Telefonou para o papai e a mamãe dele e perguntou se poderia ir vê-lo ainda naquela manhã. Nem esperou a resposta. Logo pegou seu carro - porque as vovós de hoje têm carros e sabem dirigir - e lá foi ela na casa do netinho.

Eduardo é o nome dele mas todos lhe chamam de Dudu. Ele tem dois anos e oito meses e mora numa cidade vizinha da casa da vovó. Seu pai já havia lhe explicado que cidades vizinhas são aquelas que estão perto umas das outras, como os vizinhos de suas casa. Ele entendeu tudo que o papai dele falou.

Assim que Dudu viu sua vovó, ficou muito feliz e abriu um lindo sorriso. Logo já queria brincar com ela.

Dudu tem uma bike sem pedal e ele faz grandes viagens nela. Claro que ele convida a vovó para ir junto. Adora ir na cidade de Rondonópolis que fica muito longe mas ele chega rapidinho para brincar com as primas Lili e Lulu. Outras vezes quer ir no sítio da vovó pra brincar com os cachorros. E outras vezes quer ir a Guarapari onde mora sua outra vovó e seu vovô. E assim Dudu e a vovó Zarinha viajam muito na bike. Vovó vai correndo atrás para não perder o caminho nem o netinho.

Naquele dia, depois de viajarem muito em redor da casa e por tantos lugares, ficaram cansados e Dudu foi deitar um pouquinho. Quando a vovó chegou no quarto dele viu apenas as cobertas sobre a cama com uns cocurutos embaixo. Chegou bem pertinho daquilo e disse:

 - "Que morundus são esses?" 

Ninguém respondeu.

Depois a vovó colocou as mãos naquilo e novamente perguntou:

-"O que é isto? Será que é um avião?" Perguntou a vovó.

-"Não!" - Ela ouviu esta resposta.

-"Será que é uma bola ou será que é uma graviola?"

Então ela ouviu uma voz responder:

-"É um murundu."

Dai para frente Dudu descobriu que murundus são cocurutos escondidos debaixo dos cobertores. E, a cada vez que a vovó perguntava o que era aquilo, ele respondia " É murundu!". 

Brincou e riu muito com a vovó e os murundus. Cada hora era um murundu diferente debaixo dos cobertores. Até chegar a hora de almoçar, tomar banho e ir para a escola. Lá foi Dudu. Vovó ficou com os papais dele. Mas dormiu um pouco pois estava cansada de viajar com seu netinho para tantas cidades.

No final da tarde foram todos buscar o Dudu. Vovó ficou sentada numa escada esperando por ele. 

E lá vem ele arrastando uma "Mala Encantada". Tão logo viu a vovó, abriu um sorriso e falou "Murundu". Ela riu sozinha da lembrança dele.

Agora Dudu convida todos os seus coleguinhas para brincarem de murundu. E diz: " É só esconder debaixo dos cobertores e fazer cocurutos". 

E assim começa uma brincadeira muito legal.

Vovó voltou para sua casa e já começou a sentir saudades do Dudu.

12/08/2108


Observação: significado de murundu:
palavra de origem indígena; substantivo masculino; montículo; montão de coisas misturadas; uma quantidade de qualquer coisa.

2 comentários:

  1. Muito linda a historia do netinho e sua vovozinha!!!
    Puro amor...
    Um abraço Vanderci.

    ResponderExcluir
  2. Ficará na minha lembrança minha ausência no lançamento do seu livro em Betim. Mas no meu consegui conhecer um ser humano ímpar através da simplicidade e vivências e verdade que Rosa nos tempos me remete, como se os ventos de suas ruas permeasse as minhas. Não estava em presença, mas fixamente na ausência da contemplação de uma grande realização da sua alma.

    ResponderExcluir