quarta-feira, 25 de março de 2020

ALÔ VÓ

(Delicadezas em tempos de Coronavírus - V)

- Alô Jéssica, minha neta.

- Sua benção vó!

-Deus abençoe. Mas por que você está me ligando tão cedo? Aconteceu alguma coisa?

-Não vó. Eu só quero saber se você e o vô ouviram o pronunciamento do Bolsonaro ontem à noite?

- O que é que aquele homem falou? Não gosto dele não e não acato de nada que ele fala.
Eu fiquei aqui rezando meu terço e meus Padre-Nossos para minha Nossa Senhora do Rosário proteger todos os velhos como eu e que ela tenha piedade dos moradores de ruas e de todos os pobres deste nosso Brasil tão grandão, né Jéssica?

- Vó não escute o que ele falou não, viu? Continue quietinha dentro de casa e, já sabe, se precisar de alguma coisa é só telefonar para nós. Aquele homem só fala o que não deve, viu vó? Ele falou que o tal vírus, que está matando muita gente lá na Itália e que já matou muitos chineses, provoca apenas uma gripezinha de nada e que é para todo mundo voltar ao trabalho e para reabrir as escolas.

- Jéssica, não dô atenção de nada para ele. Não votei nele, não gosto dele e acho ele um pobre coitado dum safado com aqueles filhos dele. Tudo feito da farinha do mesmo saco, como diz seu avô. E véio como eu e seu avô, se tem uma gripezinha, vira tudo a danada da pneumonia.

- Vó, cadê o vô?

- Eh, minha neta, ele tá lá por perto do curral. Nem não dormiu de noite. Ficou parecendo marido de mulher na hora do parto. A vaca Maiada gemeu a noite inteira para nascer sua cria e nada até agora. Tá ele sofrendo com a Maiada. Falei prá ele ter calma que tudo vai dá certo. A natureza sabe o que faz com tudo que Deus botou no mundo.
E como tá sua mãe, Jéssica?

- E vó, ela quase deu um treco aqui depois da fala do presidente. Ficou muito nervosa.
Falou que ele é um irresponsável, que ele tá é querendo matar os velhos para não ter que pagar aposentadoria, que ele já sabe que perdeu a presidência e, agora, quer sair de vítima.E ficou falando sem parar.
Depois vó, ela perdeu o sono, desligou o celular e foi comer doce. Então acalmou, voltou prá cama e dormiu.

-Jéssica, minha neta, cuida direitinho dela. Minha filha mais ocê e seu irmãozinho são tudo  que eu tenho na vida.

-Tá bom vó. Então bom dia e sua benção de novo.

-Deus abençoe.


Conselheiro Lafaiete, 25/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário